04 maio 2011

Sega Saturn: qual modelo comprar?

Há uns dois meses, escrevi um texto sobre a compra de jogos originais (para Saturn), descrevendo as vantagens e desvantagens dos jogos japoneses, brasileiros e americanos.

Hoje tentarei fazer a mesma coisa, mas para as pessoas que querem ingressar no mundo do Saturn, ou seja, para aquelas que vão comprar seu primeiro console. Para isso, vou falar um pouco sobre as três categorias básicas de Sega Saturns e no final, espero que estas informações ajudem na escolha do console.

REGIÃO:
Assim como no caso dos jogos, é possível comprar por aqui consoles vindos de três regiões distintas: Brasil, Estados Unidos e Japão. Um console Brasileiro/Americano é capaz de rodar jogos destas duas regiões enquanto um console japonês só roda jogos japoneses. Outra diferença é no sistema de cores. Os consoles americanos e japoneses funcionam em NTSC, enquanto o brasileiro foi adaptado para rodar em Pal-m. Dizem, não posso afirmar, que a conversão que a Tectoy fez no sistema de cores diminui a qualidade da imagem nos consoles brasileiros, portanto, teoricamente, um modelo americano seria superior ao nosso.

Outra diferença entre os consoles das duas regiões está na aparência. Os consoles americanos só existem na cor preta, enquanto no japão foram lançados modelos mais variados como cinza, branco e transparente. No Brasil, a Tectoy começou seguindo o preto básico dos americanos, mas no final de sua vida útil, a Tectoy também lançou os modelos branco e transparente.

De qual região então eu devo comprar meu Saturn?
Primeiro tenha certeza de que sua TV suporta NTSC e Pal-M. Se ela só aceitar um ou outro, você obrigatoriamente terá que escolher entre os modelos japonês/americano e brasileiro.

E igualmente importante é saber de qual região você irá querer rodar os jogos. Se for manter o console totalmente original, o melhor é comprar um console japonês, pois nem todos os jogos foram lançados fora do japão. Comprando um console americano ou brasileiro, você não poderá jogar por exemplo o Dead or Alive ou o Street Fighter Alpha 3.
Na verdade, pode até jogar se comprar um cartucho St-key ou Action Replay, pois permitem rodar jogos de outras regiões. Mas o melhor é comprar um cartucho Action Replay Plus pois caso contrário, ficará impedido de jogar todos os jogos que requerem cartucho de RAM. De qualquer maneira, somente um console japonês será capaz de rodar jogos que utilizem cartucho ROM, como o King of Fighters 95.

Repetindo então: se for manter o console totalmente original, compre um console japonês ou não poderá jogar todos os jogos do Saturn.

MODELOS:
Há dois modelos de Sega Saturn: o modelo 1 e o modelo 2. Eles possuem diferenças visuais que torna fácil a distinção entre os dois. O modelo 1, possui botões ovais e um led indicativo da leitura dos CDs (foto abaixo).

O modelo 2 possui botões arredondados e não tem mais o led de acesso do disco (foto abaixo),

Pode parecer besteira ter ou não ter o led de acesso do CD, mas ele é muito importante para quem pensar em fazer o Swap Trick no seu console. O Swap Trick permite rodar jogos piratas sem desbloquear o console e é uma técnica bem difícil de fazer sem ter o tal led.

A desvantagem do modelo 1 é na questão chip de desbloqueio. O chip que funciona no modelo 1 não funciona no modelo 2 e vice-versa. Como é mais fácil encontrar o chip para o modelo 2, se comprar um console modelo 1 que não seja destravado, vai ser mais difícil para conseguir desbloquear o console depois.

MODIFICAÇÕES:
Existem dois tipos de modificação para o Saturn: desbloqueio e chaveamento.
O chaveamento é uma alteração no hardware que permite rodar jogos de diferentes regiões no console sem ocupar o slot de cartucho. Um console chaveado consegue então rodar TODOS os jogos originais japoneses e americanos. Um console chaveado não roda jogos piratas, somente originais.

Já o desbloqueio, permite rodar jogos piratas, mas não jogos de qualquer região. Por isso, é comum as pessoas fazerem ambas as modificações no console.
Mas no fundo, basta ter um console desbloqueado, pois é possível mudar a região do jogo antes de gravá-lo, o que torna desnecessário o chaveamento.

Hoje em dia, ter um console desbloqueado é muito importante para quem quer aproveitar toda a biblioteca do Saturn, pois alguns jogos são muito difíceis de se encontrar e podem custar facilmente algumas centenas de reais.


Resumão:

  • Se você quer manter uma coleção somente com jogos originais, acessórios originais e com o console também todo original, compre um console japonês.
  • Se você quer manter uma coleção somente com jogos originais, com o console original mas com alguns acessórios não oficiais, pode comprar um console americano ou brasileiro junto com um cartucho Action Replay Plus.
  • Se você quer manter uma coleção somente com jogos originais, não liga se o console for modificado e quer poder jogar qualquer jogo já lançado, compre um console chaveado de qualquer região.
  • Se você quer uma coleção feita primordialmente de jogos originais mas quer poder jogar um ou outro jogo pirata sem ter que desbloquear seu console, compre um console japonês modelo 1.
  • Se você quer poder jogar jogos piratas e não pretende comprar jogos originais, compre um Saturn de qualquer região e modelo desbloqueado.
  • Se quer poder jogar TODOS os jogos de Saturn, piratas ou não, compre um Saturn de qualquer região e modelo já desbloqueado e chaveado.
UFA!
abraçOZ

6 comentários:

Anônimo disse...

ola amigo, tenho um saturno desbloqueado. qnd se trata daqueles jogos q precisam de cartucho de memoria... esses jogos funcionam se pirata com o cartucho? obrigado.

Anônimo disse...

Mesmo com o console desbloqueado, é necessário ter o cartucho de ram se o jogo requer os 1M ou 4M.

Logan disse...

Eu aprecio os consoles da Sega, (Master, Mega, Saturno e DreamCast) no caso do Saturno me lembro que jogava KOF 95 com expansões de memória, era o máximo! Muito boa sua análise sobre o console, tenho uns Blogs sobre games também dá uma visitada, ok?
Abraço!

Anônimo disse...

Olá , estou pensando em comprar este aqui.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-464804575-frete-gratis-action-replay-5-em-1-sega-saturn-novo-completo-_JM

Vale à pena?

Unknown disse...

Sim

Anônimo disse...

Funcionam. Esse vídeo: https://youtu.be/6MVqZV7RC_I&t=840s mostra isso com o jogo X-Men vs. Street Fighter.