12 agosto 2010

The King Of Fighters '95 - Review SS

Título: The King of Fighters '95
Video Game: Sega Satun

Nota:
Comentários:
O blog anda meio parado, pois além dos estudos, eu estou com um Xbox 360 (sim, como diria o Dado Dolabella, eu traí o movimento). Mas nada disso significa que abandonei o Saturn. Pelo contrário. Ainda o considero o melhor console que já tive/tenho.

Enfim, esta semana chegou para mim um dos poucos jogos de Saturn em que é preciso ter o jogo original, mesmo que seu console seja desbloqueado. Estou falando do King of Fighters 95.

Para quem não sabe, o Saturn possui alguns jogos que precisam de cartuchos de Ram para funcionar. Os cartuchos de Ram são genéricos, isto é, um cartucho de 4M irá funcionar com todos os jogos que requerem este tipo de cartucho. Ou seja, o cartucho de 4M que vem com o X-Men vs Street Fighter irá funcionar com o Marvel vs Street Fighter e vice versa.

Mas há ainda os chamados cartuchos ROM (ver foto abaixo). Estes cartuchos só servem para os jogos para os quais foram projetados. Há uns 2 ou 3 jogos para Saturn que utilizam este tipo de cartucho e KOF95 é um deles. E sem o cartucho, o jogo não funciona. Resulta: é imperativo ter o jogo original (ao menos o cartucho).


Mas vamos falar do jogo em si. O Saturn possui 3 jogos da série KOF: 95, 96 e 97. Logo, o 95 foi o primeiro deles e portanto, deveria ser o piorzinho. Mas não foi isso que eu achei. Para mim, o KOF 95 é talvez o melhor dos três.

Enquanto que o KOF 96 e 97 possuem um tempo de loading às vezes bem chato, o KOF 95 não tem loading nenhum! Assim como Marvel vs Street Fighter, o loading é quase nulo! Coitado dos donos de Neo Geo CD....
:4 )

KOF 95 perde no número de personagens para escolher, mas todos os principais estão lá, então, não há muitas perdas na verdade em relação ao KOF 97 por exemplo.

Como todos sabem, o forte da série KOF é poder jogar com times de três lutadores, mas KOF95 também permite o jogo individual, o que eu sinceramente acho pouco atraente neste título.

Os gráficos são tão bons quanto os outros jogos da franquia e ouso dizer serem arcade perfect. Quanto aos cenários, os achei muito bacanas! Melhores do que no KOF97 e talvez um pouco piores do que no KOF96. O som não é nada excepcional, mas o ligeiramente elevado nível de dificuldade não deixará você prestar muita atenção nos detalhes.
:4 )

O mais curioso de tudo sobre o KOF95 é que ele foi lançado na europa! Sim! Um jogo que usa cartucho e que foi lançado fora do Japão! Eu não tinha idéia disso. Talvez seja o único, não sei. Abaixo, uma foto da versão européia retirada do site Satakore (assim como o video desta postagem):


A título de comparação, deixo abaixo a foto do jogo na versão japonesa que comprei (tirada por mim mesmo).


Veja mais sobre este jogo em:
SegagagaDomain.com (tirei daqui a capa do início desta postagem)

3 comentários:

Kaji-san disse...

Oi, Bruno.
Ultimamente, tenho estado com uma baita vontade de comprar um sega saturn pela sua qualidade dos jogos 2D(adoro a SNK!) e pelos jogos exclusivos do console como radiant silvergun(adoro shooters!) e Groove on Fight.
Na época eu cheirava o cú da Sony, mas ficava puto quando a antiga revista gamers babava ovo para os jogos 2D do Sega Saturn, principalmente quando fez uma matéria "pró-sega saturn" na gamers nº30, na matéria de TKOF '97!
Queria muito um Neo Geo AES, mas como custa o olho da cara...
Bom, só uma dúvida cruel q eu tenho: não posso usar simplesmente o cartuchode de 1mb ram da SNK, ao invés desse cartucho de ROM? ou o negócio é obrigatório msm e pronto acabou?

Bruno Oz disse...

Oi Kaji-san, blz?
De fato o Saturn era para o 2D o que o Playstation era para o 3D naquela época.
Eu nunca joguei os jogos da SNK em um Neo Geo AES, somente no arcade e no Neo Geo CD e posso dizer que as versões para Saturn são realmente tão boas quanto as originais.
Sobre o cartucho, com o cartucho de ram de 1MB, você pode jogar TODOS os jogos da SNK exceto o KOF95.
Para o KOF95 não tem jeito, é preciso o cartucho de ROM. Este cartucho é muitas vezes encontrado no MercadoLivre por uns 50 reais. É só ter paciência que acha.

Enquanto isso, aproveita os outros KOF, Samurai Shodown, Fatal Fury...
:4 )

abraçOZ

Anônimo disse...

Mas mesmo com loading, os outros kofs do saturno tem o loading muito mais rapido, pois nao param no carregamento, o neo geo as vezes para, mas tb depois que o jogo carrega no neo geo cd vc nao pode reclamar, pois é perfeito, existem maneiras de acelerar o carregamento tb, escolhendo personagens iguais, o cenario, cortando algumas coisas como tela de seleçao e etc.., valeu e um abraçao =D.