08 junho 2009

Zeebo - Respostas para algumas perguntas

Comprei na semana passada (quinta-feira, 19h27min para quem gosta de precisão) um Zeebo.
Sim. Eu fui na Casa & Video perto da minha casa, vi "por acaso" que ele estava sendo vendido e não resisti.

Não pretendo aqui fazer um review do Zeebo e dos seus jogos (farei sim um review dos jogos, mas ao longo do mês, ou meses, do jeito que sou...), pretendo apenas responder algumas dúvidas que eu tinha antes de comprar o Zeebo e que não tinha achado a resposta na internet, ainda. Quem quiser um review com vídeos e fotos do Zeebo e dos seus jogos, pode conferir o ótimo Zeeblog.

Então vamos lá:
  • O controle é bom?
    R: À primeira vista, o controle é horrível. Pelo menos para mim, acostumado com a pérola que é o controle do Saturn. Mas conforme você vai jogando Quake e Prey, você acaba percebendo que o controle é bom. Não é fantástico, mas é bom. Eu tenho um problema mental que torna muito difícil para mim o uso dos botões superiores dos controles, principalmente no controle do SNES. No entanto, os botões superiores do controle do Zeebo ficam bem posicionados e de tão fácil acesso quanto os demais botões. Os analógicos são super macios e precisos. O controle cabe bem na mão e é confortável, além de parecer ser de boa qualidade. O que realmente estraga é o direcional digital. Ele é super gostoso de apertar, mas não consigo me imaginar usando ele em jogos de luta por exemplo. É muito grande, um pouco desajeitado e... convexo! É simplesmente estranho. Além disso, ele tem somente 4 botões frontais, o que acho insuficiente para os jogos de luta da Capcom.

  • O controle é USB. Posso usá-lo no PC?
    R: SIM!!!!! Isso foi uma das mais gratas surpresas que eu tive. Ao ligar o Z-Pad no PC, o Windows o reconhecerá como um controle USB qualquer. Todos os botões funcionam bem, inclusive os dois analógicos! Muito legal mesmo.

  • E o contrário é possível? Isto é, posso ligar um controle USB de PC no meu Zeebo para usá-lo como segundo controle?
    R: Talvez. Na verdade, os dois controles USB que tenho em casa não funcionaram no Zeebo. Mas o direcional digital deles funcionou, ou seja, o Zeebo reconheceu os controles. Apenas o mapeamento dos botões deve ser diferente. Isso significa que deve ser simples fabricar um controle compatível com o Zeebo e que logo logo teremos controles alternativos e adaptadores na praça. Então, mesmo que você não goste do Z-Pad, num futuro não muito distante, provavelmente poderá comprar controles no formato do PS2 (eu particularmente NÃO gosto dos controles do PS, mas sei que a maioria gosta) para usar no Zeebo.


  • Quantos botões tem no controle?
    R: São no total 9 botões: os botões 1, 2, 3, 4, ZL, ZR, Home e cada analógico quando pressionado também responde como botão. Eu li sobre isso agora no UOL e ligando o Z-Pad no PC verifiquei que os analógicos quando pressionados realmente funcionam como botões.

  • O Zeebo tem apenas 2 portas USB frontais para conectar os controles. Será que usando um daqueles hubs USB será possível conectar mais do que 2 controles ao mesmo tempo?
    R: Ainda não sei a resposta para esta. Mas acredito que sim. De fato, o controle 1 funciona como controle 1 em qualquer das duas portas usb. Acredito que o Zeebo possa reconhecer 2 controles ligados a uma única porta por meio de um hub. Assim que tiver o meu segundo controle, tiro esta dúvida.

  • O Zeebo é melhor ou tão bom quanto um PS2?
    R: Hum... Não. Pelos jogos disponíveis no momento, o melhor video game para comparar com o Zeebo é o Nintendo 64. Para mim, o Zeebo se equipara muito bem graficamente ao N64. E todos sabemos que o N64 é muito inferior tecnicamente ao PS2.

  • O Zeebo tem apenas 1GB de memória para armazenar os jogos. Isso é pouco?
    R: Acho que não. Nesta primeira safra de jogos, podemos ver que o tamanho dos jogos é muito reduzido. Os jogos variam desde ~500KB (Quake 1 e Pray) até 16MB (Treino Cerebral). Need For Speed tem menos de 3MB e Fifa 2009 menos de 9MB. Ou seja, se ficarem nesta faixa de tamanho, caberão muitos jogos em 1 GB. A título de comparação, estes tamanhos são semelhantes aos dos jogos para N64, que usava cartucho ao invés de CD. Com isso quero dizer que apesar do pequeno tamanho, podemos ter jogos bonitos e de qualidade.

  • Jogos de qualidade com menos de 10MB? Fala sério...
    R: Bem, é claro que os jogos não tem (ou terão) texturas super detalhadas, também não terão aqueles videos de introdução e principalmente, não terão uma parte sonora elaborada. Por exemplo, o Fifa 2009 tem narração em português. Mas a narração se resume a um pequeno punhado de frases diferentes. Não dá para ter mais do que isso em menos de 10MB. No entanto, eu acho que o objetivo dos jogos é entreter e para isso não são necessários gráficos soberbos e sons cristalinos. É claro que estes fatores ajudam, mas não são mais importantes do que a diversão e a jogabilidade. E por enquanto, o Zeebo está mostrando que terá jogos de qualidade apesar do tamanho. Quake e Prey tem uma ótima jogabilidade apesar de possuirem 500KB!!!

  • Tudo bem, mas e se por ventura eu lotar a memória e tiver que apagar algum jogo para instalar outro, eu posso depois baixar novamente e de graça o jogo apagado?
    R: Não! Ao apagar um jogo, você só o terá novamente se pagar por ele. Muito, muito, muito idiota isso. Um total desrespeito com o usuário. Portanto, se eles não mudarem esta política com o tempo, só nos resta pensar muito bem antes de apagar um jogo.

  • O Zeebo é melhor que o Saturn?
    R: Eu sou suspeito para falar... mas se os boatos se concretizarem e começarmos a ver Daytona e Sega Rally em boas conversões para o Zeebo, talvez eu passe um pouco menos de tempo jogando Saturn (talvez). Por enquanto, o único jogo disponível em ambas as plataformas e que nos permite uma comparação direta é o Quake I. E merecidamente, o Quake I do Zeebo é melhor do que o do Saturn (na parte gráfica e na jogabilidade). Nada muito espantoso, não é mesmo? Afinal, estamos comparando videogames com 15 anos de separação!
Conforme eu for lembrando de mais alguma coisa, eu atualizo esta postagem.

8 comentários:

Unknown disse...

q foda cara... era só o q faltava:
zeebOZ . blogspot . com.. huahauha... aquele blog sobre o zeebo é bonzao... achei legal e tal, mas achei a versao de FIFA bem bem bem ruim... acho q um console que é lançado hoje, não pode ser inferior a um PC razoável que roda bem fifa09 desde outubro de 2008.. mas enfim.. novidades sao sempre boas hehe

Tales de Azevedo disse...

hahaha sabia que vc iria comprar o zeebo. Então, quando quiser me convidar para joga-lo eu topo. Aproveito e levo o mate couro hahahahaa

Leonardo Jaques disse...

Era evidente que a Tectoy não lançaria algo inovador, a idéia deles é boa, só acredito que devam se focar mais no mercado nascional do que no global!

Vockt disse...

PQP !! Tem DOUBLE DRAGON !!
AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHR DOUBLE DRAGON EH MTO PHODA !!!!

Fernando Salvio disse...

Apenas sobre o fato de apagar os jogos. A TecToy anunciou que em breve haverá a possibilidade do re-download. Então você não vai perder um jogo quando apagá-lo.

Abraço,
Fernando Cabelo
http://jogos80.blogspot.com

Anônimo disse...

eu tenho esse videogame e pela qualidade do videogame e o preco ele é ótimo

Anônimo disse...

to tentando colocar o controle de zeebo pra jogar no PC e não ta indo... funciona pra qualquer jogo ou tem exceções?

Anônimo disse...

o controle de zeebo serve pra jogar qualquer jogo no pc ou tem exceções?