13 fevereiro 2011

Sega Saturn Modelo 1 da Tec Toy

Eu gosto muito de caminhar e vez ou outra eu saio pelas ruas do meu bairro andando sem nenhum rumo.
Semana passada, em uma dessas andanças, encontrei mais um Sega Saturn! Mas dessa vez ele estava PERFEITO e na caixa!!!

Como eu ainda não tinha nenhum Saturn modelo 1 na minha coleção, eu nem pensei duas vezes e comprei. Agora tenho os quatro Saturns lançados pela Tec Toy: este modelo 1, o modelo 2 preto, o modelo 2 transparente e o modelo 2 branco.

Vamos a algumas fotos:
O modelo 1 vinha obviamente com o controle modelo 1, o melhor na minha opinião. Pela caixa, vemos que este modelo 1 vinha com o Virtua Fighter Remix. E como o "Remix" está colado e não impresso na caixa, este modelo 1 já é um pouco mais recente, uma vez que antes ele vinha com o Virtua Fighter 1 normal.

Vista lateral da caixa, com propaganda de alguns jogos: Mr. Bones, Nba Action, Virtua Racing, Virtua Cop, Myst e Defcon 0.

Esta é a parte de trás da caixa. Informações técnicas sobre o Saturn e propaganda dos jogos World Wide Soccer, Bug!, Clockwork Knight, Panzer Dragoon, Black Fire, Virtua Fighter 2 e Daytona USA.
Nas letrinhas pequenas no final da caixa é possível conferir que este console é de 1995 e que nem todos os jogos anunciados estavam disponíveis na época: "Alguns títulos ainda não disponíveis".

Na outra lateral maior da caixa, a propaganda do jogo incluso: Virtua Fighter. Ao contrário do que a face principal da caixa, aqui não há nenhuma etiqueta que diz que a versão é a Remix. As fotos são todas do jogo original. Este é meio que o primeiro caso de propaganda enganosa em que o enganado acaba saindo ganhando, pois a versão Remix é melhor do que a original. A caixa enfatiza que cada lutador é composto de 1200 polígonos! UAU! :4 )

Vista de uma das laterais menores da caixa: fala apenas do conteúdo da embalagem e o endereço da Tec Toy. Aqui o Virtua Fighter recebeu a etiqueta "Remix".

A outra lateral pequena da caixa: muitas informações técnicas. Se vocês clicarem na foto, talvez consigam ler algumas informações. Infelizmente, voltei a ter câmera sem macro...

Aqui está o lindo modelo 1! O isopor está em estado bem razoável. E como pode-se notar, a caixa deste Saturn é bem maior do que as que sairam em seguida para o modelo 2. As caixas do modelo 2 são basicamente da mesma largura e profundidade do console, sendo apenas mais altas. Esta aqui é bem mais larga. Este que comprei veio com o controle como já disse e com os cabos AV e de energia. Legal a Tec Toy fornecer os cabos AV numa época em que muita gente ainda usava o RF. Isso é o oposto do que a Microsoft faz hoje, enviando para nós cabos AV enquanto queremos mesmo o HDMI para usar no Xbox.

O modelo 1 também é conhecido como "modelo de botões ovais". Na parte externa, os botões ovais são de fato a grande diferença deste modelo 1 para o modelo 2 que possui botões redondos. Outras duas diferenças podem ser notadas: a presença de um plástico liso e refletor ao longo da frente do console, fazendo um contraste legal com a carcaça fosca e a presença de um led que indica a leitura do CD. Este led pisca toda vez que o CD está sendo lido, o que é EXTREMAMENTE útil para quem quiser fazer o Swap Trick (rodar jogos piratas no console mesmo ele sendo bloqueado, funciona mesmo!).

Aqui o modelo 1 ao lado do modelo 2, apenas para efeitos de comparação. Seria legal comparar os dois modelos pretos, mas o Tales está com o meu modelo 2 preto.

abraçOZ

5 comentários:

Unknown disse...

Esse é o modelo mais foda!! (console + joypad)... Me amarrava no clockwork knights!

Leobono disse...

Parabéns pelo Sega Saturn esse ta lindão, eu tive um desse modelo na época.
Só por curiosidade quanto custou essa preciosidade?

Bruno Oz disse...

R$60!
Eu nem acreditei!
Estava sem o dinheiro na hora, corri para casa e para pegar o dinheiro e voltei correndo.
(como se alguém fosse comprá-lo antes...)
:4 )

Anônimo disse...

Parabéns pelo Sega Saturn! E que sorte achar um por esse preço... Queria muito um desse para fazer o Swap Trick. O meu tem botões redondos e fica difícil. Tenho 3 jogos arranhados que não funcionam mais: Rayman, Need for Speed e Hercs Adventure, então iria usar uma cópia deles. Tem alguma sugestão?

Bruno Oz disse...

Olá MDA Games, tudo bom? Eu já ouvi falar que é possível sim fazer o Swap Trick no Saturn modelo 2, mas nunca tentei fazer, pois todos os meus consoles modelo 2 são desbloqueados.

Imagino que seja bem mais difícil pela ausência do led que indica a leitura do CD. Este led presente no modelo 1 é se extrema importância.

Mas de qualquer maneira, o Swap Trick é um paliativo, pois nem todos os jogos rodam legal.

Por exemplo, eu consigo rodar o Street Alpha 1 perfeitamente, mas o Daytona USA CCE, após uma primeira corrida, acaba voltando para a tela inicial do Saturn. Em alguns jogos isso acaba acontecendo, pois devem ter um mecanismo que diz para o console verificar a validade do cd no meio de um gameplay e não somente quando o disco é inserido no console. Como o swap trick só consegue escapar desta primeira verificação, não tem jeito, nem todos os jogos vão ficar jogáveis.

abraçOZ