22 junho 2010

Controle sem fio para Saturn

 A nova geração de videogames (Wii, X-Box 360 e PS3) popularizou os controles sem fio. O bluetooth permitiu a fabricação de controles com ótimo tempo de resposta, longo alcance e boa duração das baterias.

Mas, esta história de controles sem fio para videogame não é coisa dos anos 2000. Nos anos 90, videogames como o Mega Drive e o Saturn já possuiam versões sem fio para os controles, que por algum motivo (provavelmente o preço) não se popularizaram.
 Este mês apareceu uma ótima oportunidade no Mercado Livre (R$60 o par!) e eu decidi comprar o controle sem fio OFICIAL para o Saturn. Como vocês podem ver pela foto acima, este controle é o modelo branco japonês e segue exatamente o mesmo layout do controle japonês comum. Olhando ele de frente assim, a única diferença gritante seria a presença de um botão "Function" (este botão habilita e desabilita a função turbo para os botões de jogo) ao lado do Start, além de algumas coisas a mais escritas no direcional e no botão "A"
 Cada controle funciona com duas pilhas AA, sendo que fica uma pilha de cada lado do controle, balanceando o peso. Além do peso deste controle ser maior do que o da versão com fio, as pilhas implicam também em que o controle seja um pouco mais grosso do que a versão com fio. Isso na verdade é muito bom. Quem acompanha este blog, sabe que sou um dos poucos que preferem o controle original americano à versão japonesa, em parte por que acho a pegada do americano melhor. Por causa das pilhas, o controle sem fio acaba ficando um meio termo entre o japonês com fio e o americano. Ele é realmente muito confortável e não causa nenhum estranhamento para quem já estava acostumado com as versões com fio.
Quanto ao seu funcionamento, destaco que por ter sido fabricado em 1995, estes controles não utilizam bluetooth. E também não utilizam rádio freqüência. Eles funcionam por INFRAVERMELHO!
Um primeiro pensamento pode sugerir que o tempo de resposta dos controles é ruim. Mas o uso me mostrou que ele se porta exatamente como o controle sem fio. Não fui capaz de perceber nenhum tipo de atraso na resposta ou coisa do tipo. Simplesmente incrível!
Mas se por um lado o desempenho do infravermelho superou as minhas expectativas, por outro, não superou a minha expectativa quanto ao alcance. Como todos sabemos, a troca de informação por infravermelho depende do contato "visual" direto entre emissor e receptor. Ou seja, para o controle funcionar, não pode haver barreiras entre o controle e o console, além de ele ter que ficar mais ou menos apontado para o console. Na verdade, se as pilhas estiverem boas, assim como nos controles remotos de Tv, podemos usar este controle sem fio apontado em qualquer direção, pois eventualmente o feixe infravermelho vai refletir até atingir o console. Mas conforme a pilha vai ficando fraca, fica evidente que quanto mais apontado para o console, melhor.
E por falar em controle remoto de TV, os controles sem fio oficiais do Saturn também funcionam como controles remotos para TV!!!! Todo controle tem uma chave como a da foto acima, aonde você escolhe se o controle vai ser o player 1, o player 2 ou se ele vai controlar a TV. Assim é possível trocar os canais, aumentar e diminuir o volume e até ligar e desligar a TV. Simplesmente muito maneiro! O porém é que esta função não funciona em qualquer TV. Pelo que li, só funciona com modelos de TV japoneses. Felizmente, a minha TV aqui é uma Panasonic e o controle funcionou perfeitamente. Já com as outras TVs da minha casa (LG, AOC e Samsung) não tive a mesma sorte. O bom é que posso agora jogar da cama e desligar a TV com o mesmo controle que estou jogando! Eita preguiça!
 É claro que para os controles funcionarem, você precisa ter o receptor. Acima e abaixo, estão as fotos do receptor que deve ser conectado ao Saturn. Pelo que andei lendo, no japão, os controles eram vendidos separadamente, bem como em um kit com o receiver. Como estes controles não me vieram com caixa, não sei se faziam parte do kit ou não.


Para terminar, uma foto do receptor conectado em meu Saturn. Não fica bonito, mas fica muito, muito, muito mais prático!
:4 )
É isso. Estava meio sumido do blog pois estava com a maior preguiça de fazer esta looooooonga postagem.
Espero que tenham gostado das fotos e das informações.
Se ainda sim quiserem ler um pouco mais sobre estes controles, indico o sempre interessante blog Saturn Junkyard e o site oficial da Sega.

abraçOZ

5 comentários:

Duda disse...

Pois é, Bruno.
Eu quase comprei esse kit, quaaaaaase, rsrs....
Achei o preço bastante sugestivo pelo produto que é, mas também achei muito caro por não tirar o Saturn do armário há meeeses.
Enfim, parabéns pela aquisição. Depois que vi este post seu, fiquei com mais agua na boca e vontade de comprar. Mas agora, já era, né? rss..
Abraços

PS.: Tenho enviado alguns emails para você (pelo site), mas vc não me responde...

Bruno Oz disse...

Oi Duda, eu não recebi nenhum email seu...
Este é o primeiro contato seu que recebo.

abraçOZ

P.S. - Tira este Saturn do armário!

Guilherme disse...

Olá, faz um tempinho que não venho aqui.
Continue atualizando esse blog, você é muito bom.
Infelizmente o saturno do meu primo morreu, mas ainda posso jogar pelo emulador. bye

Anônimo disse...

Que pérola! Parabéns pela aquisição, com certeza foi uma oportunidade e tanto que você encontrou no MercadoLivre! Como era de se esperar, mais um acessório de qualidade que só a SEGA sabia fazer. Bem que aquela versão do controle do Saturn para o PC, com o conector USB, poderia ter esta versão sem fio, não? Certamente faria muito sucesso... Bem mais que aquele adaptador da Microsoft para usar o controle do Xbox 360 no PC. Por falar nele, o direcional do controle do console da Microsoft é péssimo, o que você acha? E o layout dos botões, péssimo para jogos de luta... O controle do Saturn é sem dúvida o melhor para jogar jogos de luta, seguido pelo de 6 botões do Mega Drive. Eu estou voltando a colecionar as coisas da SEGA, mas por enquanto só estou mesmo é com o Mega Drive asiático (é idêntico ao japonês, mas não tem escrito o "AV INTELLIGENT TERMINAL HIGH GRADE MULTIPURPOSE USE" em volta do círculo; a caixa é diferente também, lá no Segagaga Domain deve ter uma foto dela, se não me egano). E, por último, parabéns pela sua coleção como um todo! Você tem umas raridades aí muito interessantes.

Bruno Oz disse...

Valeu pelos comentários Anônimo!
De fato o controle do Saturn é o melhor de todos para jogos 2D! O direcional da sega, desde a época do Mega Drive, sempre foi fenomenal. Mas acho que com o Dreamcast eles fizeram alguns retrocessos.

Quanto ao controle do XBox 360, ele é muito melhor do que eu esperava! Ele é muito gostoso de segurar, a posição do analógico esquerdo é muito boa e os gatilhos são muito bons também. Eu acho o controle do Xbox 10 vezes melhor do que o do Playstation por exemplo. Para mim, ele é o sucessor espiritual dos controles da Sega. Até no visual lembra um pouco o do Dreamcast.
Mas concordo que ele peca também no direcional e na disposição dos botões frontais. Para os meus dedos pelo menos, os botões frontais são um pouco mais espaçados do que eu gostaria.
Mas por incrível que pareça, jogar Marvel vs Capcom 2 neste controle é bem melhor do que eu esperava! E como o MvsC 2 só usa 4 botões mesmo, não faz falta os 6 botões frontais.

Mas para jogar os Street Fighters que tem na Live, com certeza o controle do Saturn faz uma falta...
Nisso os donos de PS3 são mais felizes, pois aquela versão USB que eu tinha do controle do Saturn funciona em alguns jogos para ele.

abraçOZ