30 outubro 2009

Saturn vs Dreamcast - Quem é o melhor?


2 meses sem atualizar o blog! Culpa do preguiça mestrado. Mas enquanto faço hora, esperando o meu programa acabar de rodar, vou fazer aqui um comparativo entre dois dos mais amados consoles da Sega história: Saturn e Dreamcast.

Como deu para perceber das minhas últimas postagens sobre o Zeebo, eu desisti dele. Os jogos que estavam saindo não eram melhores do que os que tenho no meu Nokia. Então o vendi e como parte do pagamento, peguei um Dreamcast. Apesar das inúmeras qualidades, o Dreamcast, para mim, não superou o Saturn. Sim, eu acho o Saturn melhor (droga, já entreguei o final! Sou um spoiler). Mesmo tendo os dois lado a lado e ligados na TV, acabo quase sempre escolhendo jogar o Saturn. Vou então começar o comparativo, tentando justificar a vitória do Saturn.

  • Beleza
    "Não põe mesa", já dizia o ditado. Mas é sempre bom estarmos cercados de coisas belas. Não há categoria mais subjetiva do que esta e por mais incrível que alguns possam achar, o Saturn é o mais bonito dos dois consoles para mim. Tudo bem, ele é maior, mais quadradão. Mas tem mais charme, se parece mais com um equipamento eletrônico importante do que o Dreamcast, que parece um brinquedo.
    Saturn 1 x 0 Dreamcast

  • Suporte a 4 controles nativo
    Apesar do Saturn aceitar até 12 (!) controles simultaneamente, isso só é possível comprando um multitap, o que hoje em dia é díficil e muitas vezes caro de se conseguir. Por outro lado, o Dreamcast já vem de fábrica com suporte para até 4 controles.
    Saturn 1 x 1 Dreamcast

  • Controles
    Caramba, o controle do Dreamcast é MUITO ruim. Para começar, só tem 4 botões frontais, o que é uma droga para se jogar os títulos de luta da Capcom. Além disso, estes botões são pequenos e espaçados o suficiente para que dedos magros como os meus tenham dificuldade em apertar os botões x e y ou a e b ao mesmo tempo, mais uma vez, isso é uma droga para se jogar os títulos de luta da Capcom. Depois, temos o direcional digital: também pequeno, incômodo e não muito bem posicionado. E o direcional analógico, que apesar de ser bem confortável, por vezes se mostra menos eficiente do que deveria, principalmente em jogos de corrida. Por outro lado, o Saturn tem os melhores controles já feitos para jogos 2D. E se isso não bastasse, o controle analógico do Saturn é tudo o que o do Dreamcast não é: tem um ótimo direcional digital, 6 botões frontais de bom tamanho e espaçamento, além de continuar contando com os confortáveis gatilhos (botões L e R). Nessa não tem jeito, o Saturn merece 2 pontos!
    Saturn 3 x 1 Dreamcast.

  • Jogos Exclusivos
    O Saturn conta com mais jogos inesquecíveis e exclusivos do que o Dreamcast. Nights, Guardian Heroes, a trilogia Panzer Dragoon, Burning Rangers, são só alguns títulos fantásticos que só poderão ser jogados em sua plenitude num Saturn. Quanto ao Dreamcast, muitos de seus títulos saíram posteriormente para PS2 e XBox.
    Saturn 4 x 1 Dreamcast

  • Biblioteca de Jogos
    O Saturn possui muito mais jogos lançados do que o Dreamcast, mas qualidade e quantidade não são sinônimos. Aqui eu acho justo dar um empate para os dois consoles. Embora o Saturn tenha os jogos que eu gosto mais, como Sega Rally 1 (bem melhor que o 2 do Dreamcast), Daytona USA (com uma jogabilidade melhor do que a do Dreamcast), Fighters Megamix, Panzer Dragoon, Dead or Alive  e vários outros, o Dreamcast conta também com bons jogos como Crazy Taxi, 18 Wheeler e Dead or Alive 2. 
    Saturn 5 x 2 Dreamcast

  • Facilidades de desbloqueio e modificações
    Esta o Dreamcast ganha fácil. Os consoles são capazes de rodar CD-R sem a necessidade de um modchip como no Saturn. Além disso, fazer a modificação da região requer soldar apenas um fio e rodar um programa. Muito mais simples que no Saturn.
    Saturn 5 x 3 Dreamcast

  • Aplicativos Homebrew
    Enquanto o Saturn conta com poucos programas Homebrew, sendo o melhor deles o emulador de Master System, o Dreamcast possui uma vasta biblioteca de aplicativos Homebrew que vão desde ótimos emuladores de arcade (Mame) e Mega Drive até programas que permitem escutar MP3 e ver filmes em Divx. Vitória incontestável do Dreamcast.
    Saturn 5 x 4 Dreamcast

  • Custos de coleção
    Por algum motivo, comprar um Dreamcast, jogos originais, controles e acessórios em geral sai mais barato do que os respectivos para Saturn. Além disso, o Saturn requer o uso de cartuchos de expansão para certos jogos, algo indispensável para a coleção e que dependendo do modelo pode sair mais caro do que o próprio console. O único acessório indispensável para o Dreamcast, o VMU, pode ser encontrado NOVO por R$19,90 no ML. Muito barato.
    Saturn 5 x 5 Dreamcast

  • Durabilidade
    Aqui a batalha é ganha pelo Saturn por uma experiência pessoal minha, não que seja uma regra, mas como o blog é meu, vale o que eu acho. A robustez do Saturn não é só na aparência. O hardware parece ser bem mais durável do que o Dreamcast, sendo que o Saturn é algumas vezes referido como "tanque". Já passaram pela minha mão 4 Saturns distintos. NENHUM deles veio apresentando qualquer tipo de problema. Todos estavam lendo com facilidade os jogos gravados nas mídias mais vagabundas que eu encontrava. Um deles, que não era destravado, até rodou jogos piratas por alguns meses usando o Swap Trick, sem apresentar problemas. Outro, que eu uso com freqüencia, já foi carregado para alguns lugares distantes, sofrendo balanços e pancadas na viagem, mas chegando sempre em perfeito funcionamento em seus destinos. Os controles do Saturn também parecem ser mais duráveis, embora eu já tenha pego 2 controles modelo japonês com os botões L ou R em estado razoável. 
    Por outro lado, este Dreamcast que me foi "vendido" veio sem conseguir ler NENHUM CD! Sequer CDs de música. Parece que seu leitor é bem sensível e durante a viagem desregulou. Foi necessário abrir o console e ajustar um pouco a potência o Laser. Outro Dreamcast, de um amigo, está com a ventoinha pifada. Com medo de aquecimento, ele só joga com o console aberto! E ainda tenho na memória uma cena, lá pelo início da década, de um outro amigo com seu Dreamcast novinho que vez ou outra precisava ser colocado na frente do ar condicionado para esfriar. Não há nada pior do que o console travar por aquecimento no meio de um jogo. Completando tudo, meu irmão deixou cair no chão um dos meus controles de Dreamcast e o mesmo parou de funcionar do "nada"! Abri e não há nada aparentemente quebrado, solto ou com solda fria. Simplesmente não funciona mais. Por estes e outros motivos, vitória para o Saturn.
    Saturn 6 x 5 Dreamcast 

  • Barulho
    Você já ouviu alguma vez o barulho de um Saturn funcionando? Não? Pois isso é normal! O Saturn é muito silencioso. Já o Dreamcast... o seu leitor de GD faz tanto barulho, mas tanto barulho que às vezes incomoda. E toda hora os jogos precisam acessar o GD, fazendo com que o barulho do leitor dure enquanto durar a jogatina.
    Saturn 7 x 5 Dreamcast

  • Memória para Saves
    Por um lado, está o Saturn, com memória interna, dispensando a necessidade de se comprar qualquer acessório para gravar seu progresso nos jogos. Por outro lado, esta memória do Saturn depende de uma bateria, que eventualmente irá descarregar, apagando todos os seus saves. Com o Dreamcast isto não é um problema. Além disso, o VMU é um acessório bem barato e que permite levar os seus saves de um console a outro. Mas, como existem os cartuchos de backup do Saturn, com sua gigantesca capacidade de armazenamento (e custo às vezes proporcional a esta capacidade) e com os mesmos pontos positivos do VMU (exceto pelo já mencionado preço), o embate aqui acaba empatado.
    Saturn 8 x 6 Dreamcast

E assim, numa apertada e discutível vitória, o Saturn se consagra o campeão do embate contra o Dreamcast. Afinal, qual resultado você esperava num blog dedicado ao Saturn?! 

Ficou claro aqui que eu fugi de comparações como gráficos, sons e etc, para tentar dar algum equilíbrio a estes consoles de gerações diferentes (embora em termos de gráficos 2D, o Saturn não deixe nada a desejar ao Dreamcast).

Acho que meu programa para o Mestrado já terminou de rodar... vou lá conferir os resultados. Deixo com vocês mais duas imagens dos consoles. 

abraçOZ



14 comentários:

Horllando Almeida disse...

gostei d+++++++++ da matéria umas das melhores que eu já vi parabéns!! esse blog e show!!

Bruno Oz disse...

Obrigado por sua visita e seus comentários!
Li todos!
abraçOZ

felipeguns disse...

PARABÊNS primeiramente pelo blog adorei cara ,,sou super fã de sega saturn ..mas tbm adoro o dreamcast ..como um bom colecionados de consoles SEGA ,,o saturn é meu preferido ___mais uma vez parabêns por essa comparação justíssima (Y) abraço
SEGA SATURN FOREVER!!!!

Unknown disse...

Cocordo plenamente com a sua opinião....tenho um sega saturno desde 1996, e so apresentou problemas recentemente. Mas foi só regular o potenciometro do leitor , que voltou a ler os cds.Pena que não le mais midias com fundo azul.
Quanto ao dreamcast,tive ja 3 deles, os dois primeiros resetavam quando aqueciam.O terceiro, que ainda jogo, é bem forte, pois há dois anos Phantasy star online, na net, e não me nega fogo.Acrescenta mais um ponto no dream pelas capacidades online, que ainda existem.
Deveria fazer um embate tambem entre saturn e 3do, outro "tanque" no quesito durabilidade.

Anônimo disse...

Tenho um saturn chaveado e desbloqueado tá guardado a muito tempo mas qualquer dia ligo ele !

Dica o site gamesx.com tem um excelente esquema de chaveamento , basta pressionar reset que o console muda japones-americano


ricgf@yahoo.com.br

João Roberto disse...

Olha Rapaz! Grande materia essa sua sobre estes consoles. Recentemente ei adquiri um saturn e um dreamcast, e os uni com meu mega drive, uma bela triade na minha opinião, e procurava alguem que desse a ideia que gostava tanto destes consoles quanto eu! É obvio que estamaos na geração play 3 e xbox 360, mas não há como negar a diversão que estes consoles propocionam, e devo concordar com você: Tambem prefiro meu saturn... t+

joao_roberto22@hotmail.com

sander disse...

pois e cara parabens!!! eu recebia aquela revistinha do sega club que saudade daquele tempo.
pena que vendi meu saturn em 1998.
mais se deus quizer comprarei outro,pois quero que meus 2 filhos tenhao oportunidade de jogar esse monstro que e o saturno !!
ate ja baixei em torno de 52 isos de saturn pra gente jogar tenho certeza que eles vao gostar muito.
fique com deus

Diego disse...

Só vi essa matéria agora.
Não tenho e nem nunca joguei o Saturn, então não sei falar sobre ele. Mas o DreamCast foi o 1o video game que joguei algo online. Era incrível jogar Unreal Tourment na net, ainda c/ modem, e um lag extremo! Acessar um navegador, ver sites pelo console realmente era algo bem legal!!!

Jogo como o crazy taxy, por ex, é impossível jogar sem ser o controle do DC. Tentei jogar no pc c controle = o do saturn (3 botoes, 1 digital e L e R) e tbm c um joy = do ps2, difícil de jogar qnd os 2 bot~es não estão embaio do controle. Então dizer que o DC perde no controle, acho um absurdo =P Jogar Capcom VS SnK 2 no controle do DC tbm dá de 1000 x 0, sem contra no Marvel VS Capcom tbm...

Agora uma coisa no DC é fato inquestionável: Seu leitor óptico é UM LIXO!
Tive que trocar o leitor 2x (cada vez foi cerca de R$ 400,00 só o leitor)...
Sem contar que direto tenho que regravar meus games em CDS novos, pq n sei o motivo, o DC depois de um tempo n consegue ler mais os CDs mais velhos. E é um saco =P

No mais o DC jogo até hj. No tempo era Soul Calibur, Virtua Fight, o Virtua Tennis 2 é fantástico (n vi nenhum jogo atualmente de tennis melhor q ele), Power Stone 2, Tony Hawks Pro Skater 2, Unreal Tourment, Sonic Adventure 2 pqp perfeito o jogo tbm... Shenmue 1 e 2... Com certeza, jogos perfeitos. Ulmilha por aí mtos joguinhos +- de wii, ps3 e xbox ;)

Duquerei disse...

Já tive um Saturn e um Dream. O Sat eu vendi e tive 3 dream. Fiquei alguns anos só no PC...Mês passado comprei um Dreamcast e se tudo der certo, comprarei um Satun no fim do ano... Sou Seguista puro!!! É muito bom ver meus filhos jogando Dreamcast!!

Unknown disse...

dizer que a bosta do saturno e melhor que o dreamcast, so pode ser loucura mesmo kkkkkkkkkkk saturno nao chega nem perto do dreamcast.saturno foi o pior console a ser lançado.

Anônimo disse...

tive 2 dc deu problemao lietor tenho um saturno desde 1998 funciona normal ate hojeas vejeso jogos os dc vendi desanimei muito fresco o leitor

Anônimo disse...

tive dois dreamcast desanimei so dava pau no leitor e esquentava demais meu saturno tenho desde quando era pequeno nunca deu problema jogo as vezes pra matar a saudades dos jogos classicos dele gostei da materia concordo o saturno e bem melhor que o dreamcast

Unknown disse...

Saturn na frente apoio a descrição nota 10 para saturn e 5 para dreamcast

Cesar disse...

Cheguei aqui em 2023. Era uma dúvida que eu tinha e veio do passado. Na época dessa postagem nem tínhamos smartfones.