14 junho 2009

Need For Speed Carbon - Review Zeebo

Título: Need For Speed Carbon
Video Game: ZeeboNota:

Comentários:
Mais um título de "peso" lançado na estréia do Zeebo e que decepciona. Coincidência ou não, é um título EA.

Indo direto ao grande problema de Need For Speed Carbon: ele faz totalmente jús ao nome, isto é, ele "precisa de velocidade".

Você está a 150Km/h e a sensação é de que o carro está a 60Km/h. Isso é algo imperdoável em um jogo de corrida. Apenas após chegar próximo dos 200Km/h é que você começa a ter sensação de velocidade. Passando dos 200Km/h, o jogo fica até razoavelmente rápido. O que mostra que o Zeebo não é incapaz de gerar cenas rápidas e sim os programadores que tiveram pouco tempo, ou são preguiçosos, ou sem noção ou todas as anteriores. O problema é que na maior parte do jogo (pelo menos até "tunar" o carro o suficiente) você não estará acima dos 200Km/h e ficará irritado em apostar uma corrida em "câmera lenta".

A parte gráfica é boa. Lembrando um típico jogo de N64. A quantidade de frames não é alta, mas não chega a atrapalhar. Os efeitos sonoros são mais ou menos, mas as músicas são boas (exceto os hip hops), estão com uma boa qualidade sonora, são longas e variadas, o que é uma boa surpresa após o que vimos em Fifa 2009.

A redenção do jogo no entanto, fica por conta da diversidade. São vários modelos de carros diferentes (embora seja necessário dinheiro para comprá-los), várias opções de peças para melhorar o carro, muitas opções de cores para a pintura do chassi e etc. A cidade aonde se passa o jogo é bem grande e você pode explorá-la livremente. Os cenários são pouco variados, mas vez ou outra você se depara com uma parte legal e diferente da cidade como por exemplo o Aeroporto, aonde é possível ver aviões bem grandes estacionados. O grande problema da cidade é ser pouco povoada. Ao longo das corridas e "caminhadas" ao longo da cidade, você irá se deparar com poucos carros de passeio e pouquíssimos carros da polícia. Eu só consigo imaginar isso se o jogo se passar 4h30 da manhã.
:4 )

Ainda falando da cidade, os traçados de suas ruas são bem variados. Pistas largas e de alta velocidade dão acesso a ruas mais estreitas e com curvas mais fechadas. Há túneis, viadutos e tudo o mais que uma cidade civilizada tem. Ou seja, a cidade abriga corridas para todos os gostos.

Outro ponto alto do jogo é a história. Apesar de cliché, ela funciona e motiva o jogador (pelo menos a mim) a continuar jogando este medíocre NFS. Outro ponto alto é a variedade de desafios, não se limitando a corridas em circuito. Algumas provas exigirão que você fuja da gangue rival, outras exigirão que você destrua um certo número de carros da outra ganguee etc.

Mas voltando a realidade, onde nem tudo são flores, a jogabilidade não é das melhores. Os carros em baixa velocidade por vezes são difíceis de controlar. Muito por culpa do acelerador que é digital. Por falar nisso, por que não colocaram o acelerador e freio no analógico direito? Para piorar, não há opções para configuração dos controles e eu tenho que me contentar em ter o freio de mão no botão ZR, enquanto preferia ter ali o botão de ação do meu aliado.

Se não fosse pela jogabilidade e pela sensação de velocidade inexistente, NFS seria um ótimo jogo. Espero que se o Sega Rally e o Daytona realmente forem lançados, que se tenha mais cuidados com a jogabilidade e fluidez do jogo. Afinal, é o mínimo que um jogo de corrida precisa ter.


Mais informações
Tamanho: 2.52MB
Preço: jogo incluso no console

Nenhum comentário: