05 fevereiro 2010

Ajuste do Canhão do Sega Saturn e leitura de CD-RW

Com o passar dos anos, os video games de mídia ótica podem começar a ter problemas na leitura de CDs, mesmo originais.

Uma possível solução é aumentar a potência do laser do canhão ótico do leitor. O ajuste é extremamente simples e não requer conhecimentos de eletrônica ou eletricidade. Basta saber abrir o video game. É claro que aumentar a potência do laser irá comprometer o tempo de vida útil do canhão, portanto, só deve ser feito se realmente necessário. A vantagem é que além de fácil, se resolver o problema, não terá custado nenhum tostão a mais.

Eu nunca precisei fazer isso nos meus Saturns, mas já precisei fazer este ajuste no meu Dreamcast (várias vezes). Motivado pelo "Digo", leitor deste blog, deixo aqui dois sites que falam como fazer este ajuste no Saturn:

http://www.racketboy.com/retro/2005/02/modify-saturn-to-read-cd-rw-media.html

http://www.mrvfone.com.au/sega/saturn.htm

Basta abrir o videogame, pegar o leitor, identificar aonde está o potenciômetro e girá-lo um pouco no sentido horário. Gire apenas o suficiente para fazer o Saturn reconhecer os CDs!

Outra coisa legal de fazer este ajuste é permitir que o Saturn leia CD-RW e não somente CD-R (útil somente para consoles destravados).

abraçOZ

2 comentários:

Horllando Almeida disse...

uma vez e fiz isso e deu certo!

ESGames79 disse...

Amigo, nem sei se vc ainda esta por aqui no Blog, mas enfim...
meu Sega Saturn parou de rodar os cds. N eh erro de leitura, simplesmente o canhao nao se move, n gira os cds.

-Eu retirei o chip, ligando normalmente, n deu certo.
-O potenciometro foi ajustado, e nada.
-trocado o cabo flat, e nada.
-O sensor que liga o canhao, ao fechar a tampa, foi limpado, feito testes e apresenta estar normal. Foi feita uma ligaçao direta do mesmo, pra n precisar funcionar com a tampa fechada, mas n deu resultado.

N tenho mais ideias do q possa ser...a n ser imaginar algum componente da placa do leitor com defeito. Mas arriscar comprar outro, por cerca de 200 no ML, sem ter certeza, me parece muito arriscado. Alguma ideia? Uma luz, pra ver se n tenho mais prejuizos, pq o console foi comprado a pouco tempo.

Agradeço.