25 fevereiro 2009

Megavision - O clone de 16bits da Dynacom

Clones de Nintendo 8bits existem aos montes. Na década de 90, uma das principais empresas que fabricavam estes clones era a Dynacom (que aliás, fabrica até hoje!). Mas além dos clones de 8 bits, a Dynacom lançou, em meados de 90, o Megavision, um clone de Mega Drive 16 bits. Por problemas legais, a Dynacom foi obrigada pela Tec Toy a parar de fabricar o Megavision, o que o torna um item pouco comum de se encontrar por aí. Inclusive as informações sobre ele são escassas. Na imagem do início desta postagem, é possível ver uma das propagandas da época, que saíu em revistas como a Super Game Power (clique na imagem para vê-la ampliada).

Abaixo, está o meu recém chegado Megavision:


Seu design é quadradão e é muito parecido com o dos clones NES lançados pela Dynacom. Como sugere a posição dos botões lig/desl, reset e o controle de volume, este é um clone do Mega Drive modelo 1. O que é uma coisa boa. Assim como o Mega modelo 1, o Megavision possui entrada para fones de ouvido em sua parte frontal. O anúncio do início desta postagem diz que ele vinha com fones de ouvido no pacote.


Por falar em pacote, o Megavision era bem completo. Além dos fones, vinha com controle de 6 botões e o adaptador para cartuchos de Master System. O que fazia dele um "console 2 em 1" como diz a proganda. Outra coisa legal, mas um pouco inútil é que o Megavision possui um botão "EJECT", para tirar o cartucho do console, assim como o SNES. A única situação que achei aonde é realmente necessário usar este botão é se você pretende tirar o cartucho usando os pés. Caso contrário, não faz muita diferença.
:4 )
Abaixo, fotos dos controles:




Nesta imagem abaixo, fica claro que ele é compatível com a fonte e o cabo AV do Mega Drive Modelo 1. Além disso, ele conta com uma saída RF no padrão RCA. Ou seja, o Megavision une o melhor dos dois mundos. Pois se por um lado o cabo AV fornece uma imagem melhor, por outro, o cabo para ser ligado na saída RF é bem fácil de encontrar e até mesmo fácil de fazer.


Mas o mais interessante do Megavision é que ele já vem "desbloqueado" de fábrica! Como todos sabem, alguns cartuchos do Mega Drive possuem uma trava que só permite o seu uso em consoles da mesma região que eles. Ou seja, cartucho americano não roda no Mega japonês e vice-versa. Isso quer dizer que com o Megavision é possível rodar todos os jogos japoneses e americanos/brasileiros sem se preocupar em abrir o videogame para fazer o desbloqueio! Para rodar jogos japoneses ou americanos, basta mudar a posição da chave que está na parte de trás do Megavision. Na posição "para cima", o Megavision funciona como um Mega japonês. Mudando a chave para baixo, funciona como Mega americano. Abaixo, a foto da chave seletora:


Jogo Jurassic Park da Tec Toy(que possui trava de região) rodando com a chave seletora no modo japonês:

Mudando para o modo americano:


Apesar de ser um clone, o Megavision não é um modelo capado do Megadrive. Prova disso é o suporte ao Sega CD!


Parte de baixo do videogame:


E para os interessados/curiosos, algumas fotos da parte de dentro do Megavision:




Surpreendentemente, o Megavision é um console de boa qualidade, compatível com todos os acessórios do Mega Drive 1 (exceto o adaptador Power Base) e com uma qualidade de imagem um pouco inferior ao do Mega Drive 1 japonês, mas MUITO melhor do que a do Mega Drive 3 nacional. Somando isso tudo ao fato de vir desbloqueado, o Megavision é a melhor opção de Mega Drive se achado a um preço acessível.

abraçOZ

10 comentários:

Tales de Azevedo disse...

cara, esses videogames "genéricos", possuiam um charme próprio. Acredito que o máximo da Dynacon que joguei foi um clone do NES que um primo meu tinha. Enfim... muito foda o console. Deu até vontade de comprar hehehe

Tião Ferreira disse...

SÃO OS HERÓIS DA INDÚSTRIA NACIONAL.

Fala que é ruim quem NÃO PODE FABRICAR nada.

Deixaram para trás os gigantes da indústria de eletro-eletrônicos, todos no chinelo.

Tenho um DYNASTICK CONTROLLER, confeccionado em fibra de vidro, desde 1987. A placa deteriorou depois de uma enchente, eu a reconstruí e hojeo controle funciona perfeitamente, como no dia em que comprei.

Tenho um HI-TOP GAME da MILMAR, um verdadeiro tanque de guerra.

E dos cartuchos que possuo, a maioria é CCE, nunca deram problema algum em mais de vinte anos.

Creio que se essas empresas tivessem condições financeiras e legais, já estariam derramando no camelô mais próximo de você a versão nacional do XIBOCA!

Gian disse...

esse game é daora, estou procurando um emulador do mega vision, porque quando eu era criança eu jogava e um jogo ficou marcado na minha mente,
quero jogaa!!!

Bruno Oz disse...

Gian, é só usar um emulador de Mega Drive/Genesis. São exatamente o mesmo console.

abraços

Anônimo disse...

wow, muito interessante saber que ouve muitos clones do MD, até a sansung tem uma versão que é identica ao MD1 com o logo dela abaico dos "16 bits", e vendo as fotos desse da Dynacom eu creio que a placa seja quase igual a de um MD nacional, pelo menos a parte de baixo da carcaça é a mesma, sei disso pois tenho um MD2 da tectoy, aqui do meu lado, que na verdade é o MD1 Europeu com um II na frente...

Bruno Oz disse...

O caso da Samsung é um pouco diferente do Megavision. O Megavision é um clone de fato. O MD da Samsung é como o nosso da Tectoy. Ele é oficial da Sega mas representado e montado pela Samsung para o mercado coreano.

abraçOZ

Gustavoc disse...

Eu tenho ele...realmente muito bom.

Jorbson disse...

cara eu tenho um com 10 cartuchos e tô querendo vender ele realmente é espetacular mais ja tenho um play 3 e quero me desfazer sem que seja jogado fora algum interesse pode me add no msn: jorbinho_94@hotmail.com
valew a atenção

Anônimo disse...

Matei as saudades do meu Megavision. O meu veio com o jogo Bomboy (genérico do Bomberman) para Mega e com um cartucho de Master System com alguns jogos de corrida, acho que dois ou três no mesmo cartucho. Aliás, o adaptador de cartuchos vinha com ele e quando se apertava o botão pause o jogo travava. Péssima localização para um botão. Mas o mais me lembro foi de jogar Sonic que saudades.

Anônimo disse...

boa tarde !

poderiam alguem dizer a voltage da fonte do megavision !

ea polaridade do plugue!

obrigado a todos !