23 janeiro 2009

Destravando o Mega Drive Japonês modelo 1

Primeiramente, queria dizer que esta postagem é 99% copiada do excelente site Retrobits. E como sou preguiçoso, copiei inclusive as fotos. Mas eu não estou copiando o texto na íntegra, somente uma parte pois quero fazer um pequeno comentário (pequeno mesmo). Quem quiser ver o passo a passo completo de como destravar / desbloquear o Mega Drive japonês, entre no link do Retrobits.

Bem, lá pela metade dos anos 90, eu tinha um Mega Drive japonês. Quando jogos como Jurassic Park e Street Fighter II começaram a ser lançados para o Mega Drive, eu me tornei uma criança um pouco infeliz: os jogos da Tec Toy lançados por aqui não rodavam no modelo japonês.

Eis que descobri que uma locadora perto da minha casa fazia o desbloqueio de região do video game por míseros (míseros nada, era muito dinheiro na época) R$15.

Quase 15 anos depois, aqui estou eu novamente com o Mega Drive japonês não desbloqueado. Mas graças a internet, não precisei pagar R$15. E se tivesse internet naquela época, eu também não pagaria, pois desbloquear o Mega Drive é muito, muito, muito fácil.

Os passos:
  1. Abra o seu Mega Drive (o que é muito fácil, são apenas 6 parafusos philips) e desconecte o power led (ver Retrobits)
  2. Localize os pontos JP1 como mostram as fotos abaixo


  3. Retire todos os parafusos que prendem a placa principal do Mega Drive à carcaça (o Retrobits diz que são 8, no meu caso foram mais de 10!). Isso inclui os 2 parafusos do slot de cartucho.
  4. Vire a placa e localize novamente os pontos JP1 (ver foto abaixo). Você verá que os pontos são ligados por uma pequena trilha. Use um estilhete e corte esta trilha ao meio.

  5. Pronto! Com a trilha cortada, o Mega agora roda jogos americanos/brasileiros
Agora vou fazer o pequeno comentário que eu falei que iria fazer. No site do Retrobits, há ainda um passo após o corte da trilha. Este passo involve soldar uma chave liga desliga aos pontos JP1.
Mas dependendo dos jogos que você pretende jogar em seu Mega Drive, esta chave é desnecessária.

Explicação: com a trilha dos pontos JP1 cortada (circuito aberto), o Mega se comporta como o modelo americano, com a trilha fechada (circuito fechado), o Mega se comporta como o Modelo Japonês. A chave seletora a ser soldada no Mega serve para poder facilmente abrir e fechar o circuito dos pontos JP1, ficando extremamente simples mudar do sistema Japonês para o Americano e vice-versa.

Mas se você só pretende jogar jogos americanos/brasileiros (como eu), basta cortar a trilha e deixar o circuito aberto. Não é preciso se preocupar com solda e/ou comprar uma chave seletora com o tamanho certo.

Mais fácil impossível!

Queria mais uma vez lembrar que eu copiei o conteúdo do site Retrobits e além disso, fui preguiçoso e não copiei tudo, portanto, é muito importante que você entre no link do início desta postagem e leia o tutorial na íntegra.

abraçOZ

4 comentários:

Felipe Barbosa disse...

Cara, realmente é muito simples desbloquear um Mega Drive asiático! Acabei de realizar esse procedimento e funcionou perfeitamente! Futuramente, quando eu tiver algum jogo japonês, vou fazer aquele lance da chave seletora!
Parabéns pelo post e pelo excelente blog!

Anônimo disse...

Olá amigo show de bola tenho megadrive japonês vou desbloquear agora mesmo waleu.

Unknown disse...

Valeu cara!

Eu tenho um Mega Drive Japonês e tenho um FlashCard, alguns jogos, na real os melhores nao rodavam, nossa eu fiz o procedimento e deu certo, quando tirei a placa vi um capacitor soldado, colecionador de meia tigela que me enganou dizendo que era original, descobri isso ainda, mas valeu o importante que da certo e vamos viciar, bom que eu tenho flash cardm, entao tenho todas as roms, abraçs ae

Anônimo disse...

Olá, uma duvida...quando vc fala jogos americanos são os do Genesis?