16 dezembro 2008

Top 5 - Jogos de Luta para o Saturn

O Saturn é o videogame dos jogos de luta. Além do controle do Saturn ser excelente para este tipo de jogo, existem excelentes títulos do gênero para o console. Aqui está meu top 5:

1 - Marvel vs Street Fighter

Comentários: Um dos melhores jogos de luta já feitos! Sucessor do X-Men vs Street Fighter (presente também no Saturn e igualmene bom) e predecessor do Marvel vs Capcom. Este é o tipo de jogo que donos de Saturn tinham todo o direito de esfregar na cara dos donos de Playstation. Uma conversão perfeita do arcade, com muita velocidade, gráficos lindos e praticamente zero tempo de loading (o que é muito, muito, muito raro se tratando de jogos em CD daquela geração). O grande diferencial da série "vs" é o modo de jogo em duplas, podendo trocar de lutador no meio da partida. Isso adiciona mais dinâmica e estratégia à excelente jogabilidade de street fighter. Este é um jogo MUST have. O único porém é que para jogá-lo é necessário ter o cartucho de 4MB de Ram para o Saturn.


2 - Dead or Alive

Comentários: Os gráficos 3D são quase que inacreditáveis para o Saturn. A resolução do jogo é mais alta até do que os 640x480 do Wii!!! Incrível, não? Ah se todos os jogos fossem assim... e mesmo assim o jogo é fluido e bastante dinâmico. Dead or Alive tem uma jogabilidade um pouco diferente de Virtua Fighters, o que pode causar estranheza no início. Mas os movimentos/golpes e personagens são tão maneiros que coloca no chinelo até o clássico Virtua Fighter 2. Este jogo é bastante conhecido pelo peito "balançante" das lutadoras... não só por isso, mas pelo conjunto da obra, Dead or Alive é o melhor jogo de luta 3D para Saturn.

3 - Fighters Megamix

Comentários: Fighters Megamix é o Marvel vs Street Fighter dos jogos de luta 3D. É possível escolher entre mais de 20 lutadores da Sega, incluíndo todos de Virtua Fighter 2 e todos de Fighting Vipers, além do carro de Daytona USA, a policial de Virtua Cop, versões Pocket de Akira e Sarah entre outros. A jogabilidade é muito boa se pode seguir tanto o estilo Virtua Fighter quanto Fighting Vipers, basta escolher na tela de opções. Os gráficos não são um primor, ainda mais depois de ter jogado Dead or Alive, mas este jogos possui efeitos de sombra e luz muito bons, o que meio que salva os gráficos da baixa resolução usada.

4 - Street Fighter Zero 3

Comentários: Pegue todos os personagens de Street Fighter Zero 2, some com todos os personagens de Super Street Fighter 2, adicione os belos gráficos e jogabilidade da série Zero e você terá o excelente Street Fighter Zero 3. São no total 32 lutadores para escolher! É muita gente. Estão lá os sumidos Blanka e Honda e todo mundo do clássico jogo da Capcom. É diversão garantida. Infelizmente, também precisa do cartucho de 4MB, mas assim como o Marvel vs Street Fighter, isso se traduz em baixo tempo de loading e fidelidade total ao arcade.

5 - King of Fighters 97

Comentários: Eu lembro que na época que começaram a surgir os arcades de King of Fighters, o meu contato com jogos de luta se resumia ao Street Fighter 2 do Mega Drive com seus 12 lutadores. Ter a possibilidade de escolher entre quase 30 personagens era fantástico para mim. E ainda é na verdade. A SNK tem excelentes personagens, como os da série Fatal Fury e Art of Fighting, todos com golpes muito maneiros. O que deixa este título no último lugar do Top 5 é o tempo de loading do jogo. Mesmo utilizando o cartucho de 1MB, é preciso esperar longos loadings entre as lutas. E o sistema de jogo, apesar de ser muito maneiro, só agrava a situação. Para quem não saber, em King of Fighters você escolhe três personagens e conforme um personagem seu perde um round, o outro entra no lugar. Só que para cada round, mais loading! Perde-se um pouco da dinâmica. Mas fora este "detalhe", King of Fighters 97 é um dos melhores jogos da SNK para o Saturn.

Nenhum comentário: