28 maio 2010

Controle Densha de Go!

Yes! Demorou para aparecer, mas eu consegui comprar um controle Densha de Go!

Para quem não sabe, Densha de Go! é uma popular série de jogos no japão feita pela Taito e que permite o jogador assumir a pele de um maquinista de trem. Há jogos para fliperama e conversões para os mais diversos videogames, incluindo o Saturn e o Dreamcast. A versão para Saturn é do primeiro jogo da série, que também saíu no PSOne.

Mas vou deixar para falar do jogo em outra postagem. Vamos falar do controle!
Ele reproduz os comandos básicos de um trem: marcha e freio.
A alavanca da esquerda é a marcha. Ela vai de 0 a 5. Quanto maior, mais rápido o trem pode ir. O legal desta alavanca é que ela tem uma mola interna, bastando um leve toque para cima para que ela vá da posição 5 direto para a zero, se for necessário. Isso é muito útil e importante pois não dá para acionar o freio enquanto a alavanca da marcha está numa posição diferente de zero. O que é lógico, né? Ninguém vai querer freiar um trem que insiste em ir para frente...

Enfim, como pode-se concluir, a alavanca da direita é o freio. Ele possui 10 gradações se não me engano, indo de 0 (freio não acionado, alavanca totalmente virada para a esquerda) a 9 (rodas totalmente travadas). O nível 0 deve ser sempre usado quando alguma marcha está acionada. Os níveis 1 a 8 dão gradativas desacelerações ao trem. Com a alavanca totalmente virada para a direita (nivel 9), as rodas travam. Só se deve travar as rodas quando o trem estiver muitíssimo devagar, caso contrário, seus passageiros sofrerão as conseqüências nada agradáveis da inércia.
Além das duas alavancas, o controle possui um botão Start, um botão Select (TOTALMENTE INÚTIL) e os botões A, B e C. Pelo que joguei até agora, desses 3 botões, somente o C tem função no jogo, que é a de acionar a buzina do trem. A e B só são necessários para se navegar pelos menus.

Este controle que comprei está em PERFEITO estado. Parece novo mesmo! A caixa está intacta também. Como este acessório só saíu no japão, caixa e controle estão totalmente em japonês.
Pelo que pude conferir no site Segagaga Domain, este controle é exatamente igual ao da versão Dreamcast, mudando somente a cor (na versão Dreamcast ele é cinza bem claro, quase branco). Citando o Segagaga Domain: o buraco entre as duas alavancas não é um porta copo! É para se colocar um cronômetro.
:4 )

abraçOZ

Nenhum comentário: